Dada a confusão inerente ao processo eleitoral do próximo dia 30 (terça-feira), seguem-se algumas FAQs para tentar esclarecer as dúvidas:
1. Que eleições são estas?
Na próxima terça feira vamos votar para a Assembleia Estatutária do ICBAS, para o Senado da UP e para o Conselho Geral da UP. Estas eleições decorrem da alteração dos estatutos da UP.
2. As três eleições são em conjunto?
Não, são três eleições separadas, apenas ocorrem no mesmo dia.
3. Onde e quando posso votar?
As mesas de voto vão estar todas no átrio (não há urnas em Vairão) e as urnas estão abertas das 10h00 às 20h00
4. As eleições são todas para o ICBAS?
Não. As eleições para a Assembleia Estatutária são intra-ICBAS, todos os candidatos são estudantes do ICBAS. As eleições para o Senado e Conselho Geral são intra-UP, os candidatos são das diferentes faculdades e concorrem entre si.
5. O que é e como funciona o método de Hondt?
O método de Hondt é um método de proporcionalidade que distribui os lugares de um determinado órgão segundo o número de votos que cada lista tem. Por exemplo, se um órgão tiver 3 lugares, a lista X tiver 2/3 dos votos e a lista Y tiver 1/3 dos votos, a lista X elege os dois primeiros lugares e a lista Y o terceiro.
6. O que é a Assembleia Estatutária e como vão decorrer as eleições?
A Assembleia Estatutária vai elaborar os novos Estatutos do ICBAS, que vão definir as regras gerais do ICBAS, como por exemplo, composição e competências dos órgãos de gestão, organização do ICBAS, etc.
Para eleger os representantes dos estudantes, cada um de nós vota numa lista (A ou B) e depois, aplicando o método de Hondt, será definidos os lugares conforme a ordem da própria lista. Por exemplo, se os resultados dos votos forem 50% na lista A e 50% na lista B, são eleitos os dois primeiros nomes de cada lista. No boletim de voto vão aparecer dois "quadradinhos", uma para a lista A e outro para a lista B.
No ICBAS foram entregues duas listas:
- lista A: Inês Costa (4º ano MIM), João Caseiro (4º ano MIM), João Dias (3º ano MIM), André Carvalho (1º ano MIM)
- lista B (lista-b.pt.la): Carla Rio (6º ano MIM), Inês Matos (6º ano MIM), Christian Lopes (3º ano MIM), Pedro Moreira (6º ano MIM)
7. O que é o Conselho Geral e como vão decorrer as eleições?
O Conselho Geral é o órgão deliberativo máximo da UP, cabendo-lhe decisões como gestão patrimonial e financeira, definição de planos estratégicos, definição do valor das propinas, extinção ou criação de faculdades, eleição do Reitor, alterações aos estatutos, etc.
Nestas eleições, ao contrário da Assembleia Estatutária, vota-se na pessoa directamente, apesar de estas estarem organizadas em listas (A e B). No boletim de voto vão aparecer duas colunas, uma com os elementos da lista A e outra com os elementos da lista B mas apenas podemos votar unicamente numa pessoa e não em uma pessoa de cada lista.
O apuramento dos resultados faz-se da seguinte forma: primeiro contam-se os votos totais de cada lista e, aplicando-se o método de Hondt, a cada lista são distribuídos os respectivos lugares. Depois, ao contrário da Assembleia Estatutária, os lugares não são definidos pela ordem dentro da lista mas sim pelo número de votos que individualmente cada estudante teve. Por exemplo, se cada lista tiver 50% dos votos entram duas pessoas de cada lista.
Essas duas pessoas serão as duas pessoas mais votadas dentro da lista, independentemente da ordem que aparece no boletim.
Tendo em conta este método de eleição e dadas as disparidades de número de alunos entre cada faculdade, a AEICBAS apela a todos os estudantes do ICBAS para que venham votar na terça feira, de forma a termos maior representatividade em termos de número de votos.
As listas entregues foram as seguintes:
- lista A (a-lista.pt.vu): Alexandra Babo (ICBAS), Paulo Vasconcelos (FEUP), Rui Reis (FMUP), Tânia Martins (FPCEUP)
- lista B (lista-b.com): Luís Rebelo (FEUP), Juliana Gonçalves (FCUP), José Oliveira (FEP), Ivo Monteiro (FLUP)
8. O que é o Senado da UP e como vão decorrer as eleições?
O Senado é o órgão consultivo da UP e as suas eleições têm duas fases: na terça feira cada faculdade elege o seu representante no colégio eleitoral e depois este colégio, composto então por 14 pessoas, é que elege os 5 represenantes dos estudantes no Senado.
No ICBAS há apenas um candidato:
- Bruno Brochado (5º ano MIM)
Pela AEICBAS,
Alexandra Babo