18/01/2008

Aviso- Exame Neurologia/Neurocirurgia

Ao contrário do que foi previamente exposto, para obter aprovação no exame teórico os alunos devem ter nota igual ou superior a 9,5 valores no total do exame - ou seja, não há nota mínima em cada uma das partes (neurologia e neurocirurgia). O exame será composto por aproximadamente 70/80 perguntas, 2/3 recairão sobre Neurologia e 1/3 Neurocirurgia. Será abordada no exame a totalidade da matéria.

15 comentários:

Anónimo disse...

yuuuuupiiiiiiiii

Anónimo disse...

Por falar em "notas mínimas em cada uma das partes", agradecia se algum membro da comissão me pudesse esclarecer: ouvi para aí uns "boatos" (e espero que não passem disso mesmo) que no exame de Medicina I havia nota mínima em cada uma das 6 partes...
Outra coisa engraçada que também ouvi em relação aos mini-testes de terapêutica é que para os alunos que tivessem faltado a algum MT, essa nota não contava e para os alunos que tivessem feito todos, contavam as notas todas. Espero bem que isto também seja um boato, porque se retirarem as piores notas (neste caso 0) a alunos que faltaram, também têm de retirar aos alunos que fizeram todos os MT. Senão íamos todos fazer o MT de tuberculostáticos e depois nunca mais lá punhamos os pés e era uma festa de 20's para a mesa do canto ;)
Apesar de me parecerem coisas improváveis, gostaria de ter a certeza que não é assim, porque no ICBAS-HGSA nunca se sabe ;)

Ainda em relação a terapêutica, alguém sabe o tema da última aula teórica (17 Jan) e se essa matéria sai nesta frequência?

Obrigada e desculpem lá o testamento, mas eu e a capacidade de síntese nunca fomos muito amigas ;)*

Anónimo disse...

O k é a "totalidade da materia"?Patologia do sono por exemplo,sai? Ou é como diz na scannercopy,totalidade para neurocirurgia, quanto a neurologia o que foi abordado nas teoricas? É só para confirmar que percebi bem :(

Anónimo disse...

A matéria de neurologia também sai toda, uma vez que o que faltava dar era demências(que foi o tema da última aula teórica) e patologia do sono(que foi abordado nas jornadas e que o prof. Bastos Lima considerou como matéria dada). Os temas neuroepidemiologia e neuroepigenética não foram leccionados numa aula especifica, mas sim ao longo de todas as aulas dos diferentes temas.
No entanto, aproveito para avisar que no exame de neurologia serão questionados temas correntes e provavelmente aqueles que vocês mais discutiram durante as aulas, deixando apenas algumas perguntas sobre "raridades" para distinguir os alunos! ;)
bom estudo para todos!

Anónimo disse...

Maribel quanto a terapeutica tenho ideia que tiram os 2 piores por semestre.. ainda na ultima aula pratica que tive o prf. jorge dores disse isso..

Em medicina é que não ha volta a dar.. ha mesmo nota minima (9,5) em cada área.. Esse criterio está no plano da cadeira na ultima folha..
Mas acho que o prof areias disse que se for por uma ou 2 perguntas numa das especialidades eles facilitam e deixam passar..

Anónimo disse...

João, obrigada pelas informações ;) Apesar de não serem as melhores...Nunca tinha visto isso na página de Medicina I :s Então o exame vai ser mais bonito do que eu imaginava lol
Fica bem*

Anónimo disse...

Na página da disciplina de neurologia/neurocirurgia, no sigarra, encontram-se disponíveis sumários (alguns extensos)de algumas aulas. Também foram colocados os objectivos especificos de cada tema. Para visualizarem, seleccionem o item documentos na coluna da direita.
bom estudo

Anónimo disse...

Maribel:

Na ficha de disciplina de Medicina I consta que para se obter aprovação ao exame teórico se tem de ter 9,5 em cada uma das 6 partes. Já conversámos com o Professor Doutor Areias em relação a este assunto e há uma reunião marcada com os representantes e o Regente para depois do Exame e antes da publicação dos resultados para uma discussão mais concreta, já com dados em cima da mesa. Por agora, é estudar e fazer o melhor possível, cá estaremos depois.

Anónimo disse...

Inês:
Aquilo que diz na ficha da disciplina "Nota inferior a 9,5 valores em qualquer das 6 áreas da disciplina de Medicina I implica reprovação" não está na parte da prova teórica, mas sim no que diz respeito à classificação final, o que não é bem a mesma coisa. Até porque na parte da prova teórica nem se fala em notas mínimas, só refere que a nota é de 0 a 20 e vale 50%. O facto desta informação estar na parte da classificaçao final pode levar-nos a crer (como aconteceu comigo e com várias pessoas) que teríamos de ter mais de 9,5 em cada uma das partes, somando a parte teórica com a avaliaçao contínua. Assim, até podíamos ter negativa na parte teórica, desde que a nota prática cubrisse e desse para os 9,5 :s
Mas parece-me bem que se reunam com o professor e se possível, coloquem-lhe estas questões, porque a informaçao na ficha da disciplina nao é muito explícita em relaçao a essa história dos 9,5.

Mais uma vez, temos que nos resignar à nossa sorte :s
Bom estudo e muito obrigada pelas informações***

Anónimo disse...

Maribel:

Resignar-nos à sorte teria sido não fazer nada. Pelo contrário, os membros da Comissão já procuraram o Regente, estabeleceram uma plataforma de contacto e marcaram uma reunião pós-exame.. Vamos esperar que corra tudo o melhor possível! Bom estudo! =)

Anónimo disse...

Inês eu não estava a criticar o vosso trabalho, antes pelo contrário, uma vez que disse que a vossa iniciativa de se reunirem com o professor era positiva. Estava sim a referir-me ao facto de sabermos sempre as coisas à última da hora e termos de alterar os nossos planos de estudo no pouco tempo que nos resta. Mas nada a que não estejamos habituados lol
Bom estudo***

Anónimo disse...

=)

Alexandra Babo disse...

ja agora, sabem se as notas são publicadas separando cada especialidade?

obrigada!

Bruno Brochado disse...

Xana:

Assim que possivel, irei esclarecer essa questão com o Prof. Areias.

Anónimo disse...

ola!gostaria de saber se para psiquiatria e bioetica existem notas minimas no exame teorico.
obrigado!