23/08/2008

Inscrições nas Turmas 2008/2009

As informações que seguem foram retiradas de uma notícia colocada no Sigarra (http://www.icbas.up.pt) e que deve ser lida na íntegra por todos os interessados.


Para os 4º e 5º ano as inscrições para as turmas realizar-se-ão quinta-feira dia 11 de Setembro no Secretariado do Ensino Pré Graduado do Ex-CICAP.

Note bem: Apenas serão aceites as inscrições realizadas pelo próprio ou seu representante legal.

Não serão permitidas inscrições condicionais.

Não estão autorizadas trocas à posteriori.

Documentos necessários: Bilhete de Identidade e Ficha do Aluno

O sorteio das áreas, realizar-se-á na sexta-feira (12 de Setembro) às 14h no Ex- Cicap.

15 comentários:

Isabel Carvalho disse...

Olá a todos.
Falam aqui de inscrições condicionais. Mas eu gostaria que me fosse explicado o que isso significa. No ano passado cada aluno podia ter 4 semestres em atraso. Neste momento fala-se de 15 créditos mas até ao momento não encontrei isso escrito em lado nenhum oficial. As regras estão sempre a mudar!!!
Agradecia que alguém me desse um esclarecimento.
Obrigada e boas férias

isabel

Adriana Relvas MD disse...

Muito boas férias a todos:)o q é preciso fazer para ser representante legal?n vou estar ca ate dia 15 de setembro, estou de nupcias;) eheh
como tal se alguem me pudesse dar essa informaçao agradecia muito:)
Beijos e abraços
Di

Comissão de Curso de Medicina 2004/2010 ICBAS-HGSA disse...

Di:

O representante legal é alguém com uma procuração devidamente preenchida para actuar em teu nome para efeitos de inscrição de turma. Para além da procuração essa pessoa deverá ter a tua ficha de aluno e fotocópias dos vossos B.I.'s.

Comissão de Curso de Medicina 2004/2010 ICBAS-HGSA disse...

Isabel:

As inscrições condicionais são exactamente o que o seu nome indica, ou seja, alguém não ter condições para se inscrever na data prevista mas fazê-lo sob condição determinada.

Penso que os 15 créditos é a regra actualmente em vigor. De qualquer modo, o melhor será contactares os Serviços de Secretariado ou até mesmo o Conselho Pedagógico.

Anónimo disse...

olá Isabel, até o ano passado foi possível fazer a inscreção com 4 cadeiras em atraso por foi o ano de transição para o processo de bolonha, mas apartir desde ano tens de ter até 15 creditos em atraso para poderes inscrever em todas as cadeiras do ano seguinte, caso contrário podes inscrever em algumas cadeiras só...

Praia disse...

Di:
Os meus mais sinceros parabéns!
Atenciosamente,
João Praia

Anónimo disse...

Obrigada Praia em 2 dias estarei casadinha:)

Beijoca
Di

Anónimo disse...

Olá juventude!
Alguém sabe se o nº de elementos por turma será de 8/9 como no ano passado? E se só aceitam inscrições de turmas completas ou se podem estar incompletas?
Obrigada*

Anónimo disse...

Boas!
As inscrições são como no ano passado, em grupos, ou já é para constituir turmas?
Obrigado!

Anónimo disse...

Ola!!!!
Eu gostava de saber se existe algum grupo de 2 ou 3 elmentos que ainda não tenha turma, pq a minha turma é pequena se as turmas forem como no ano passado de 8/9 elementos .
Sandra Barbeiro

Alexandra Babo disse...

ola a todos! sobre o assunto da inscricao em unidades curriculares limitadas pelo numero de credito, ha um esclarecimento na pagina do icbas e passo a transcrever:

"Regulamento N.º 1 / 2008
A implementação do processo de Bolonha implica na Universidade do Porto em geral, e no ICBAS em particular, uma reestruturação do modo de inscrição dos estudantes em unidade curriculares, isto no que respeita ao total de créditos a que se poderá inscrever, materializando o esforço total que se considera adequado ou desejável vir a realizar.
A actual Legislação preconiza que cada ano curricular / lectivo corresponde a 60 créditos, sendo que a organização do ensino de um ano lectivo se deve fazer por via de dois semestres. Entende-se que cada semestre corresponde a um esforço de 30 créditos.
Entendeu a Universidade do Porto que fazia sentido que o estudante não estivesse sempre limitado a um máximo de inscrição em 60 créditos por ano, pois isso teria como conse-quência uma impossibilidade técnica de recuperar de eventual insucesso escolar ocorrido em ano lectivo anterior. Ao abrigo de uma abertura dada na Legislação, a Universidade do Porto decidiu que, para efeitos de recuperação de insucesso, seria de permitir inscrições até um limite máximo de 75 créditos, num dado ano lectivo. Foi genericamente previsto que tal esforço deveria ser, por norma, equitativamente distribuído por semestre. Entende o Conselho Pedagógico do ICBAS que tal sistema é pouco flexível na gestão de esforço, sendo que apesar dos pressupostos de tal norma serem lógicos, colidem com a realidade de se ter um sistema de créditos ainda não optimizado e com o facto do esforço relativo a unidades curriculares a que um estudante não tenha tido sucesso não será, por norma, igual ao esforço que o estudante terá aquando da primeira frequência (de uma unidade curricular).
No ano lectivo de 2007-2008 o ICBAS decidiu permitir um sistema de inscrições que se adaptasse às múltiplas necessidades causadas pela implementação dos cursos adequados a Bolonha a par da conclusão dos planos curriculares antigos (ie, pré-Bolonha).
A partir de 2008-2009 deverá ser terminada a situação de transição, incluso no que respeita às inscrições até ao limite desejável de esforço por parte do estudante, medido por créditos.
A matéria em causa, de natureza pedagógica e administrativa, é agora regulamentada, para visualizar o regulamento na integra clique AQUI"

Resumindo, um aluno poder-se-á inscrever no 5º ano no maximo ás cadeiras cujo total de creditos nao ultrpasse os 75 ECTS. Ou seja, um aluno tenha mais do que os tais 75 ECTS pra fazer pode matricular-se no 5º ano mas nao a todas as cadeiras, o que implica que para o ano, dada a barreira do 5º para o 6º, vá ficar reprovado e passa um ano a fazer as cadeiras a que este ano nao se pode inscrever... o que é uma situacao muito chata! A minha sugestao é, se alguem estiver nesta situacao, pode tentar fazer um requerimento para pedido de excepçao, sei la... ja sabem que tanto a comissao de curso como a AEICBAS pode sempre dar uma ajuda nestes processos..

cumprimentos

Alexandra Babo disse...

outro assunto, ja alguem conseguiu responder ao inquerito pedagogico da pag do icbas? é que eu cada vez que tento aparece-me uma nova pagina a dizer que nao tenho nenhum inquerito disponivel!!... :)

Inês Ferreira disse...

Também não consigo aceder aos inquéritos Xaninha.. deve ser algum problema do próprio sitee já não é recente...

Anónimo disse...

ola a todos...
Estamos no Rio de Janeiro :p e não estamos a conseguir fazer a nossa matricula. Alguem já tentou? conseguiram a matricula? seguindos os passos descritos, não aparece inscrição em disciplinas.

Beijinhos a todos! =D

Anónimo disse...

Olá. Eu gostaria que me informassem se há algum horário específico na quinta-feira (11 de Set.) para as inscrições nas turmas.

Joana Leitão