01/04/2009



Caros Colegas,

A actual Prova Nacional de Seriação (conhecida vulgarmente como “Exame daEspecialidade” ou “Exame Harrison”) tem levantado ao longo dos anos váriasquestões e muita insatisfação por parte da grande maioria dos estudantes.
Nos últimos anos, as 7 Escolas Médicas do país têm promovido reuniõe sentre si, nas quais a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM)tem estado sempre presente, acompanhando as discussões que vão surgindo. Nestas, as Escolas Médicas assumiram a sua insatisfação face à actual Prova Nacional de Seriação, considerando que deveria estar centrada naavaliação de competências clínicas e não apenas na memorização de umaparte dos conhecimentos médicos.

Assim, as Escolas Médicas estão a trabalhar no sentido de encontrar um modelo que possa vir, no futuro, a substituir a actual Prova Nacional deSeriação.
Para tal, estão a promover um exame experimental para testar umpossível modelo, que terá lugar em simultâneo em todo o país, no dia 19 deMaio. Decorrerá em duas partes, uma das 9h30 às 12h30 e outra das 13h30 às16h30, sendo obrigatório efectuar as duas.
Esta experiência visa apenasavaliar a estrutura e a adequação deste modelo de exame à nossa realidade e não os seus conteúdos.

A participação neste exame está aberta a todos os estudantes do 4º ao 6ºano e é voluntária. A classificação individual será apenas conhecida porcada participante, tendo as Escolas apenas acesso ao resultado global detodos os colegas do país que participarem.

Em anexo, encontram o texto de divulgação lançado pelas Escolas Médicas,que está também disponível no site http://nbmept2009.pt.vu/, onde se podem inscrever até ao dia 21 de Abril para participar. A participação não será possível se não se inscreverem.

Salientamos que este é um processo em fase inicial, em que muitas questõesestão ainda por definir, e que a ANEM, em representação dasAssociações/Núcleos de Estudantes das 7 Escolas Médicas do país, tem acompanhado todos os desenvolvimentos e defendido a posição assumida emAssembleia-Geral (documento disponível na Box "Posição ANEM - Prova Nacional de Seriação").

A ANEM e as Associações/Núcleos acreditam que a participação nesta prova experimental se poderá traduzir numa opinião informada e fundamentada, que permitirá que os estudantes possam ver as suas posições consideradas nas tomadas de decisão.

Estamos disponíveis para quaisquer questões!

Contacta a AEICBAS, ou envia um e-mail para geral@anem.pt
Cordiais Saudações Académicas,
Inês Laíns
Presidente da ANEM
Inês Matos
Presidente da AEICBAS
ATENÇÃO: também na Box o documento "Carta de Apresentação às Escolas".
Os docentes serão avisados desta Prova Experimental e as faltas justificadas pelo Conselho Directivo do ICBAS.

7 comentários:

mari disse...

É pena o horário ser proibitivo :(

Bruno Brochado disse...

Maribel

Os docentes serão avisados desta Prova Experimental e as faltas justificadas pelo Conselho Directivo do ICBAS.

Cumprimentos

mari disse...

Ah, assim já é diferente!
Obrigada pelo esclarecimento :)

Isabel Carvalho disse...

Já se falou bastante desse assunto... Quando será que vai ser alterado o tipo de exame? Existe a hipótese desse novo modelo ser o adoptado para nós? Acho que nesta altura era bom termos a certeza do que nos espera...
Se alguém me puder responder agradecia!!!
Bj

Anónimo disse...

Boa noite!

Eu gostaria de saber se for possivel, quais os conteudos que vão ser avaliados nas duas provas, que tipo de perguntas são feitas (escolha multipla, aberta, espaços...), e o numero de perguntas de cada prova.

Desde de já obrigado,

Bruno Vale

Alexandra Babo disse...

Ola Isabel, muito provavelmente esta alteração à Prova Nacional de Seriação (vulgo exame de especialidade) muito dificilmente será para nós, actual 5º ano. Este será um processo de adaptação muito moroso porque traz alterações significativas ao modo como será feita a prova. Nem sequer a ordem dos médicos tem ainda uma posição definida sobre o assunto, por isso isto é ainda muito embrionário. O que é importante, na minha opinião, é estarmos o mais informados possível sobre este processo e isso inclui, claro, irmos ao exame experimental.
Respondendo agora ao Bruno Vale, este exame vai ter perguntas de ciências básicas e de ciências clínicas, de modo a ser mais abrangente. É claro que a PNS não tem perguntas de ciências básicas mas o que é importante neste teste piloto é ver a FORMA como as perguntas são feitas e se achamos que elas se adaptam à realidade portuguesa (por exemplo, se a tradução é bem feita, se o tipo de perguntas são adequados... enfim). O exame tem 200 perguntas (100 de manhã e 100 à tarde) e são todas de escolha múltipla com uma única opção certa. No site da National Board of Medical Examiners tem um documento com algumas perguntas modelo.

Agora para todos, por favor, não se esqueçam de se inscrever!! Não podemos nunca ter uma opinião fundamentada sem antes sequer ver as perguntas!! É uma questão demasiado importante para nos passar ao lado!

cumprimentos e já agora boa páscoa!!

Alexandra Babo disse...

Ah, ainda sobre a National Board esqueci-me de acrescentar que os resultados do exame não são tornados públicos, isto é, cada pessoa apenas sabe a sua nota. Por isso não se coíbam!! E para quem ainda está renitente, o almoço desse dia é oferecido!! :)