17/12/2007

Medicina I - Artigo/Exame Prático

1. Artigo

Após esclarecimento com o Regente de Medicina I - Prof.Doutor Jorge Areias - sobre o item de avaliação Comentário de Artigo, divulgamos aqui alguns "pontos" para a orientação deste trabalho:

  • data limite de entrega do artigo: 18 de Janeiro
  • depois de inscrito o aluno deve dirigir-se ao professor responsável por essa área para que possa ser orientado; essa orientação pode ser, por exemplo, uma ajuda na selecção do artigo em causa
  • posteriormente o artigo será corrigido segundo critérios gerais definidos entre todos os professores, para que assim se consiga ser o mais justo possível.

Disponível na Box a lista com a distribuição dos alunos pelas especialidades/temas (Lista - Artigo).

Quem ainda não está inscrito deve fazê-lo com a máxima urgência com os representantes da disciplina.

2. Exame Prático

Durante a reunião do passado dia 13 de Dezembro entre o Regente da disciplina de Medicina I e os representantes dos alunos, procedeu-se ao sorteio para a realização da "Avaliação Prática" (Colheita e Discussão de História Clínica). O resultado desse sorteio está disponível na BoxMoka e os alunos deverão consultá-la para saberem qual a especialidade em que foram sorteados (Lista - Exame Prático).

Esta Avaliação Prática será realizada na semana de 14 a 18 de Janeiro de 2008 e constará de duas partes: no 1º dia (durante o horário da sua aula da especialidade em que foi sorteado) terá lugar a recolha de história clínica e respectivo exame físico com a duração máxima de 1 hora; e, no 2º dia, que decorrerá no dia seguinte e durará 30 minutos, o aluno entregará por escrito a sua História e defendê-la-á perante o seu Assistente. Assim, o aluno pode preparar a História Clínica, redigi-la e a Discussão será no dia seguinte.

Exemplo: Um aluno é sorteado em Cardiologia e a sua aula desta especialidade é à segunda-feira da 11h às 13h. Este aluno irá colher a História Clínica no dia 14 de Janeiro (segunda-feira) entre as 11h e as 13h com o seu Assistente. No fim da colheita, combina com o seu Assistente os 30 minutos para Discussão do dia seguinte.

Os alunos com Aula e Colheita na sexta-feira dia 18 de Janeiro não serão prejudicados, discutirão a História Clínica na segunda-feira seguinte. De forma a diminuir o factor subjectividade, o formato da História Clínica a avaliar será disponibilizado pelo Professor Jorge Areias, quer aos alunos, quer aos docentes, no início de Janeiro.

Qualquer dúvida não hesitem em dirigir-se aos representantes da disciplina: Bruno Brochado e Lia Beleza.

7 comentários:

Anónimo disse...

Boas! Obrigada pelos esclarecimentos do post.
Dava era jeito que os professores vos tivessem dito em que é que consistem os "critérios gerais definidos entre todos os professores, para que assim se consiga ser o mais justo possível".
Mas à partida é para fazer um resumo e um comentário ao artigo, não é?
Bjs e Feliz Natal ;)*

Anónimo disse...

mas segunda feira já é dia 21 e é epoca de exames... enfim...

Anónimo disse...

O comentário do artigo continua a poder ser feito por duas pessoas, certo?
Bom Natal

Anónimo disse...

Anónimo 1:

Sim de facto segunda é dia 21 e já é época de exames mas parece-me que esta regra serve somente para não termos de faltar às aulas para fazer o prático.

Acho que podes sempre tentar ver se o teu assistente está disponível para fazer a discussão no sábado 19 ou então para marcar outros dois dias nessa semana conquanto que não se sobreponha ao teu horário..

É o que eu vou tentar fazer também... =)

Inês Ferreira disse...

Anónimo 2: O comentário pode ser feito individualmente ou dois a dois tal como previamente disposto.

Anónimo disse...

ja agora, so uma duvida, quanto é que vale, para a nota final, este comentario de artigos e a historia clínica? desculpem a ignorancia mas n me lembro de em nenhuma aula isto ter ficado esclarecido nem de terem sido distribuídos concretamente os programas e avaliações de medicina, a vulgar ficha da disciplina... nós vamos sabendo das coisas aos poucos pelos tutores (q tb nem sempre estao mt informados...) enfim... as confusões habituais!!

Inês Ferreira disse...

Relativamente a Medicina I, a ficha de disciplina foi publicada em Outubro tendo sido colocado um post a alertar os alunos para a sua leitura - post de 16/10/07.

De acordo com o disposto no documento supracitado a avaliação será distribuída do seguinte modo:
- aval. contínua 30%
- exame prático 10%
- revisão do artigo 10%
- exame teórico 50%

Para evitar confusões procuremos estar atentos às informações veiculadas em documentos oficiais bem como no blog da comissão.