03/12/2007

Avisos - Cirurgia I

1. De acordo com o Dr.António Freitas é do interesse de todos que as aulas que não foram leccionadas sobre Hemorragia Digestiva Alta/Baixa (respectivamente dias 12 e 19 de Novembro) sejam compensadas. A proposta é o Dr.Mário Marcos condensar o tema e fazer uma breve apresentação das 16 às 17h no dia 10 de Dezembro (2ª feira). Esta proposta tem de ser aceite pelos alunos e confirmada ao Dr.Mário Marcos.

2. Devido à realização das Jornadas de Doenças do Sistema Nervoso e Órgãos dos Sentidos, a aula teórica de Cirurgia I (tema "Choque"), agendada para o dia 3/12, não será leccionada. Contudo, os slides e a bibliografia dessa aula estão disponíveis no Coreto. A aula teórica do dia 10/12/07 será dada pelo dr.António Freitas e abordará o tema "Dor Abdominal".

3. Ao contrário dos anos precedentes, o exame de Cirurgia I vai incidir mais sobre a semiologia cirúrgica - abordada nas aulas práticas e que deve acompanhada pelo Browse, ou seja, não é suficiente estudar o Current. Apesar da lista de temas abordados nas aulas práticas de cirurgia ser extensa e nenhum dos temas ser menos importante que os restantes, há temas cuja recorrência na prática clínica é maior pelo que a probabilidade de serem questionados no exame é também superior, nomeadamente patologia mamária e hepática por exemplo.

4. Se houver alguma turma prática com muitas aulas em atraso, em qualquer serviço de cirurgia (1, 2 ou 3), o responsável deve alertar o dr.António Freitas o mais rapidamente possível.

5 comentários:

Anónimo disse...

é óptimo saber, a esta altura do campeonato, que o exame vai incidir sobre aquilo que abordamos nas aulas práticas! será que o Dr. Freitas não se lembra que há tutores que faltam muito, e q qd dão as aulas muitas das vezes só nos dão doente e nem discutimos a hx?

Pois, só para saberem ainda não falei sobre patologia hépatica e nem mamária...é sempre bom! e assim como eu, somos muitos!

Anónimo disse...

Axo k em vez de reclamarmos no blog, deviamos era dizer iss ao Dr. freitas, ñ?

Anónimo disse...

Sim, seria óptimo...mas e que tal falarmos TODOS ao Dr. Freitas?...não vai só haver queixa de 1 turma qd todos reclamam do mesmo!

Anónimo disse...

Exacto, as turmas de cirurgia deveriam ir la mostrar o k se passa.

Anónimo disse...

Caros Colegas.

Começo por dizer que a situação em cirurgia é critica!!! É tão má, que só consigo encontrar termo de comparação com a disciplina de fisiologia!!!
Sendo este o estado actual das coisas, entendo que é urgente elaborar um relatório que descreva com clareza e verdade o que se passa (ou melhor, o que não se passa), nas aulas de cirurgia.
Esse documento deverá ser entregue ao regente da disciplina, para que ele reflita, e faça o exame final da disciplina com base nas informações desse relatório, e não com base naquilo que a disciplina deveria ser teoricamente!!!
O empenho e o envolvimento de todas as turmas é fundamental... o tempo é escasso, e este probema tem de ser resolvido para nosso interesse superior!!!

A união faz a força!!! Contra a força não há resisência!!!

Vale, Bruno