09/03/2010

Prova Experimental - Abril 2010

"Caro colega,


É comum à maioria dos estudantes de Medicina a insatisfação em relação à actual Prova Nacional de Seriação (conhecida vulgarmente como “Exame de Especialidade” ou “Exame Harrison”). Esta insatisfação é também partilhada pelas Escolas Médicas, que têm reunido nos últimos anos, estando a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) sempre presente. Destas reuniões surgiu a proposta para um novo modelo de Prova Nacional de Seriação, mais centrado na avaliação de competências clínicas e não apenas na memorização de uma parte dos conhecimentos médicos. Este modelo está a ser organizado em parceria com o National Board of Medical Examiners (NBME), entidade com reconhecimento internacional na preparação de exames na área da saúde.



No sentido de avaliar a adequação deste tipo de exame à realidade nacional, foi realizado no ano de 2009 a primeira experiência piloto do “Exame de Conhecimentos Médicos”, com perguntas da base de dados do NBME. Este ano será realizada uma segunda experiência piloto, deixando de existir questões de Ciência Básica.

A prova terá lugar no dia 28 de Abril e decorrerá simultaneamente em todas as Escolas Médicas, excepto no curso de Medicina da Universidade do Algarve, uma vez que o curso se iniciou este ano.

Vão existir 2 partes, a primeira será de manhã e a segunda de tarde, com uma duração de 3 horas cada uma e com um intervalo de uma hora para almoço.A participação neste exame está aberta a todos os estudantes do 4º ao 6º ano e é voluntária. A classificação individual será apenas conhecida por cada participante, tendo as Escolas apenas acesso ao resultado global de todos os colegas do país que participarem.



O texto de divulgação e uma série de respostas a perguntas frequentes estão disponíveis no site http://nbmept2010.pt.vu/, onde te podes inscrever até ao dia 31 de Março para participar. A participação não será possível sem inscrição atempada.



Salientamos que este é um processo em fase inicial, em que muitas questões estão ainda por definir. No entanto, a ANEM, em representação das Associações/Núcleos de Estudantes das Escolas Médicas do país, tem acompanhado todos os desenvolvimentos e defendido a posição assumida em Assembleia-Geral, que podem encontrar aqui (http://www.box.net/shared/flr9daiobi). A participação massiva dos estudantes nesta prova experimental contribuirá para a consolidação de uma opinião mais informada e fundamentada relativamente a este modelo, o que nos dará mais força às futuras posições da ANEM. Desta forma, as opiniões dos estudantes poderão ser mais ouvidas e influentes nos processos de tomada de decisão.



Estamos disponíveis, como sempre, para esclarecer qualquer questão, por isso não hesites em contar a tua AE/Núcleo ou em enviar-nos um e-mail para geral@anem.pt



Cordiais Saudações Académicas,

Miguel Cabral

Presidente da ANEM"

Sem comentários: