19/04/2010

  • Imposição de Insígnias
Irá realizar-se no Cine-Batalha, tendo início às 14:30 do dia 2 de Maio.
Peço aos finalistas, principalmente aos primeiros a subir a palco, para que não hajam grandes atrasos.
A subida a palco irá realizar-se por ordem alfabética.
O padrinho pode ser qualquer pessoa que possua uma licenciatura.

Todos os finalistas que desejem subir a palco devem enviar um mail para finalistasbiomedicas10@gmail.com até dia 29 de Abril com:
- Apresentação fotográfica (explicação no próximo ponto).
- Preenchimento do texto que se segue para que seja chamado a palco:
Sobe a palco o/a Finalista (colocar nome) e Padrinho/Madrinha (escrever grau académico e nome), oferece (isto é opcional para o caso de querer oferecer a capa ou pasta a alguém, escrever o que oferece e nome da pessoa).
- Ex: Sobe a palco o Finalista Ivo Ribeiro e Madrinha Prof. Dra. Teresa Oliveira, oferece capa ao pai e pasta à irmã.
- No caso do finalista não querer escrever o grau académico do padrinho ou optar por outra designação, isso fica à sua responsabilidade. Ex: ... padrinho o irmão Dr. Vasco Silva.
- Enviem também o nome do curso para que seja mais fácil entrar em contacto se for necessário.

Cada finalista poderá elaborar uma apresentação fotográfica com as seguintes características:
- Apresentação de 1 minuto e 30 segundos (tempo máximo).
- Guardar em forma de apresentação com transição automática.
- A apresentação deverá ser guardada como nome completo do finalista.

Para que a tarde não corra com atrasos, porque afinal todos queremos ir festejar para outro lado, após cada finalista levar as suas bengaladas deverá abandonar de imediato o palco e dar vez ao próximo. Se assim for é muito tempo que se poupa. Obrigada.

  • Cortejo
Antes do cortejo é “tradição” tirar-se uma foto de grupo à porta do ICBAS. Assim que estabelecida uma hora será divulgada para que todos os finalistas 2010 possam estar presentes.
Foi falado na reunião sobre o facto de se ir trajado no cortejo. Uma vez que o cortejo é um evento praxístico, os doutores vão trajados no cortejo.
  • Outras Actividades Académicas
E como a queima não é só queimodromo, fica aqui um site para visitarem e terem atenção ao 4º cartaz que se refere às actividades académicas da queima: http://www.queimadoporto.com/ .
A AEICBAS é todos os anos responsável pela organização do Sarau Cultural e este ano também do ECAP.
Para além disso, a entidade praxística responsável pelo Concerto Promenade é a nossa casa.

Vamos mostrar que somos muitos e aparecer.
Parabéns Finalistas
Eduarda Martins

35 comentários:

Nádia disse...

Obrigada Duda :)
beijinho

Anónimo disse...

Gostava de pedir para irem avisando no blog os locais de venda de eventos da semana da queima, por exemplo do concerto promenade, sarau, FITA, etc

Já que a Duda anda por cá e é sabida nestas coisas ia pedir para informar os finalistas sobre o rasganço, e o uso ou nao do traje após conclusão do curso.

Pedro

Eduarda disse...

Olá Pedro. Gostei de ver o interesse pelas actividades académicas ;)

Neste momento não disponho de toda a informação, mas posso dizer como tem sido.

ECAP: ateneu comercial do porto (bem perto do local da nossa imposição), GRATUITO e o CICBAS vai actuar.

Concerto Promenade: costuma ser 4/5€, locais de venda - FAP ou Alfândega (podem comprar no próprio dia).

F.I.T.A.: é pago e o melhor é comprar directamente no coliseu.

Sarau Cultural: teatro Sá da Bandeira, é GRATUITO.

Baile de Gala: bilhetes à venda na FAP.

Garraiada: Praça de Touros da Póvoa de Varzim, é pago e podem comprar à entrada da praça (penso que são 5€ e tem comida incluída no final).

Anónimo disse...

Bom dia!

O programa da Queima das Fitas, academicamente falando é como a Duda disse, com algumas coisas a mais:

Serenata (óbvio! Parabéns aos Finalistas!): Cadeia da Relação 00h01m 02/05

Missa da Benção das Pastas (esperemos que Sua Excelência Reverendíssima o Bispo tenha falado com S. Pedro por causa da chuva...): Av. dos Aliados 11h00m 02/05

Imposição das Insígnias: Cine-Teatro Batalha 14h30m 02/05

ECAP: Ateneu Comercial do Porto 21h00m 02/05 (bem perto do local da nossa imposição - "meia dúzia" de metros abaixo da FNAC na Rua Passos Manuel), GRATUITO e o CICBAS vai actuar (os melhores do programa, sem dúvida).

Dia da Beneficência: Leões, 14h00m 03/05 (esta actividade é vocacionada para os caloiros)

Concerto Promenade: Alfândega, 21h00m 03/05 costuma ser 4/5€, locais de venda - FAP ou Alfândega (podem comprar no próprio dia).

Cortejo: Baixa do Porto 14h00m 04/05

FITA: Coliseu do Porto 20h30m 05/05 é pago e o melhor é comprar directamente no coliseu (se ainda não compraram bilhete, é melhor apressarem-se!!!).

Sarau Cultural: Teatro Sá da Bandeira, 21h30m 06/05 é GRATUITO.

Baile de Gala: Quinta da Camarinha, 20h00m 07/05 (Não faço comentários quanto ao local...) Bilhetes à venda na FAP

Chá Dançante: Fundação Cupertino de Miranda, 17h00m 08/05 (Este é para os Fitados!)

Garraiada: Praça de Touros da Póvoa de Varzim, 15h00m 09/05 é pago e podem comprar à entrada da praça (penso que são 5€ e tem comida incluída no final. Pensas bem quanto ao que inclui o bilhete: churrascada no final! Será que há Finalistas que queiram desafiar os vitelos? ;)


O comentário já vai longo....mas falta o rasganço!

Sendo TODOS os eventos acima mencionados Académicos, o uso do Traje Académico está automaticamente definido! Para os Finalistas, o traje é "alterado" na Imposição das Insígnias, usando-se cartola e bengala, para além do laço (homens) e roseta (mulheres), estas últimas mantendo a gravata.

O rasganço é uma tradição apenas realizada por alguns, sempre depois de lançada a última nota de exame, sempre à noite, e no qual a "vítima" sai apenas com a roupa interior (quem a usar!) e a capa (obrigatório!). Convidam-se os amigos mais próximos, e todos guardam de recordação uma parte do traje rasgado. A Capa mantém-se intacta, como é óbvio!
Ou seja, não estejam a matar a vossa cabeça com isso até Junho/Julho.... agarrem-se ao vosso novo melhor amigo Harrison!

Quanto ao uso do traje na pós-conclusão, na óptica do rasganço, o licenciado (esqueçamos Bolonha, sim?) não usa traje, apenas a Capa. Há algumas excepções, mas não vale a pena estar aqui a dissertar sobre o assunto...

Acho que está tudo!

Abraços / Beijos
Daniel Tavares

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Filomena Soares disse...

Gente, antes de mais deixem de camuflar-se pelo anonimato e aprendam a ser menos "criancinhas"!

Se calhar, um pouco de respeito pelos outros também era bem vindo, mas já devo estar a pedir demais! A informação está aqui, e muito bem, para quem interessar! Quem não quiser saber, tem o bom remédio de passar à frente... pode ser?


Beijos
Filomena

Julieta Ramalho disse...

Se a Praxe morreu, então devemos ser os primeiros a axumir nux como culpadox, por ter deixado que isso acontecexe... Na minha opinião a Praxe não morreu, apenas estamos a deixar que os noxos interexes pexoais prevaleçam sobre a tradição (e contra mim falo)! Neste sentido, o cortejo será mais uma oportunidade para mostrarmux a tds, que somos uma casa unida e que estamos em Praxe!

Cristina disse...

Pessoal, não respondam a anónimos.Não vale a pena perder tempo com eles e a Inês mal possa apaga esses comentários.Eles acabam por se divertir com as nossas respostas e que melhor maneira de lhes dar uma lição se os frustrarmos ao não responder?:)Beijokas**

Joana disse...

Boa tarde,
Em relação ao padrinho, é mesmo obrigatório que o padrinho seja licenciado? É que tomei conhecimento de pessoas que noutros anos convidaram familiares que não eram licenciados e isso nunca constituiu problema... e para além do mais o que me parece fazer sentido é convidar alguém querido, independentemente do grau académico e não apenas uma "pessoa com licenciatura"...
Obrigada

Anónimo disse...

Olá de novo!

Quanto ao Padrinho / Madrinha, sim tem que ter pelo menos licenciatura (pré-Bolonha).

Se tomaram conhecimento de pessoas que noutros anos convidaram familiares que não eram licenciados, eu posso dizer que desde que estou em Biomédicas nunca vi isso acontecer, nem nunca ouvi falar que tenha acontecido em qualquer Casa da Academia.
Aliás, noutros anos, até se falou da Manela para Madrinha de alguns finalistas, o não foi permitido.
Isto já ultrapassa até o âmbito da Praxe, sendo uma questão de protocolo académico.
Esse protocolo dita que seja UM(A) PROFESSOR(A) do curso a apadrinhar o finalista.
Nos últimos 8 anos passou-se a ver também padrinhos, com o grau académico necessário, sem serem professores de Biomédicas, a apadrinhar finalistas.
Não discuto a validade das escolhas pessoais de cada um, mas há determinadas regras que são incontornáveis!
Ou seja, admite-se Padrinhos / Madrinhas que não sejam professores, mas têm obrigatoriamente que ter grau académico igual ou superior ao de licenciado pré-Bolonha.

Espero ter esclarecido a dúvida!

Beijos / Abraços
Daniel Tavares

Joana Pinto disse...

Desculpem perguntar isto aqui, mas alguém me podia dizer quando são as próximas orais de pediatria? São na próxima semana não são?
Obrigada!

Unknown disse...

Boas, tenho uma duvida, quanto à questao de oferecer a capa e pasta a alguem, essa(s) pessoa(s) sobe(m) também a palco? será permitido?
sendo assim como em algumas faculdades, o pagem ou bengaleiro?
gostaria se possivel, me pudessem esclarecer o assunto pq gostaria de convidar uma pessoa e se fosse possivel efectivar o convite quanto mais cedo possivel.
obrigado

maribel disse...

Joana Pinto, são 5ª e 6ª da próxima semana ;)

Anónimo disse...

Boas Yee! AKA Conguito!

Em Biomédicas não existem, para agora, pagens / bengaleiros, e este ano continuará na mesma!

Ou seja, a oferta da Capa / Pasta é meramente anunciada, sendo completamente simbólica! Isto para aqueles que o desejarem fazer!

A palco sobem apenas o Finalista e o Padrinho / Madrinha.

Abraços
Daniel Tavares

Joana Pinto disse...

Obrigadíssima Maribel!!;)
Beijnhos

Anónimo disse...

E se cada um desse 1 euro e mandassemos colocar uma placa no Piolho? O Coimbra paga metade...

Rodolfo

Isabel Carvalho disse...

E quem não tem traje, não pode participar nas actividades académicas? Até entendo que não seja possível participar na imposição das insígnias... tudo bem. Mas será que essa pessoa não pode ir ao cortejo??? Será que à passagem pela tribuna será barrado pelos colegas trajados, tal como já aconteceu???

Inês Ferreira disse...

Olá!

Gostava 1º de agradecer a disponibilidade em responder a todas as nossas dúvidas.

Mais uma dúvida: na impossibilidade de comparecer à imposição das insígnias o finalista fica efectivamente impedido de as usar?

Obrigada.

Rita RSilva disse...

Olá!

Tenho a mesma dúvida da Inês... Quem não subir ao palco na imposição das insignías (por qualquer motivo) pode usar da mesma o traje alterado(cartola, bengala, roseta ou laço)?

Anónimo disse...

O powerpoint pode ter musica?


Ana

Anónimo disse...

ola!! já agora também coloco outra questão: o que é suposto o padrinho/madrinha dizer no exacto momento em que dá a cartola, bengala e roseta/laço ao afilhado(a)?
Obrigada pelas explicações!
Joana

Filomena disse...

Vamos ver se vos cosigo responder às dúvidas,

- Na impossibilidade de comparecer à imposição de insígnias, ou seja, em casos de excepção o finalista pode usar nas restantes actividades o traje alterado. Convém, no entanto, avisar o Daniel ou o CV.

- Ana: O powerpoint é para ser feito sem música, pois nessa altura em que passa estas a ser chamada a palco e a ser imposta a cartola e bengala. É um momento solene, logo, dispensa música.

- Joana: O padrinho/madrinha não tem que falar... apenas impõe as insígnias... tal e qual viste fazer nos anos anteriores. Se, até hoje, nunca compareceste a nenhuma cerimónia, observas os primeiros e não tem nada que saber!

Beijo*
Filomena Soares

Praia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Comissão de Curso de Medicina 2004/2010 ICBAS-HGSA disse...

Obrigada pelo aviso Praia, vou falar com a Eduarda.

Eduarda disse...

Obrigada Praia.

Acabei de responder ao mail que me enviaste. Realmente tem um erro, é:
finalistasbiomedicas10@gmail.com
(fitados já lá vai lol)

Beijo*

Anónimo disse...

olá.
tenho uma duvida, este ano vao haver t-shirts de finalista com as caricaturas como nos anos anteriores?

obrigado

Pedro

Mariana Reis disse...

Olá pessoal!
Obrigada ao Daniel, Duda e Filomena pelas respostas.

Outra dúvida: a súbida ao palco na imposição, é por ordem alfabética de curso (1ºCMA,2ºVet e 3ºMed) ou independente do curso? já não me lembro do ano passado...

Filomena disse...

segue ordem alfabética, independentemente do curso...

beijinhos*

Adriana disse...

Bom dia

"Quanto ao uso do traje na pós-conclusão, na óptica do rasganço, o licenciado (esqueçamos Bolonha, sim?) não usa traje, apenas a Capa. Há algumas excepções, mas não vale a pena estar aqui a dissertar sobre o assunto..." eu qeuria saber se tendo em conta que ja tenho licenciatura previa se poderei ir ao cortejo sem o traje ou nao E SE DEVO LEVAR A CAPA OU O TRAJE TODO A IMPOSIÇAO INSIGNIAS FIQUEI CONFUSA.bEIJINHOS E OBRIGADA

Filomena disse...

Adriana,

Tu estás novamente inscrita, por isso tens todo o direito de usar o teu taje. Na imposição tens obrigatoriamente que estar trajada para subir a palco, logo, com o traje completo... uma vez que "perderás" a capa.

Quanto ao cortejo, traje de finalista, com saia, casaco, cartola, bengala, roseta... ou seja, sem capa! (ah, e meias, sapatos, camisa...)

O assunto que o Daniel falou, refere-se a licenciados que neste momento não estejam inscritos, não a quem se encontra numa 2ª licenciatura!

Beijinhos
Filomena

Filomena disse...

Mais uma achega, os rapazes retiram a gravata que substituem por laço... as meninas deixam a gravata!

Beijinhos

Unknown disse...

Boas pessoal, devido ao tamanho das fotos, o powerpoint tem aproximadamente 30 mb. posso mandar o ficheiro comprimido e partido em partes (com o hjsplit) ou preferem que eu entregue pessoalmente? nesse caso devo entregar a quem? obrigado e continuação de excelente trabalho

Raquel disse...

Olá! Em relação à apresentação gostava de saber se tem mesmo que ser em powerpoint ou se posso mandar video feito no windows movie maker!

Adriana Relvas MD disse...

Boa noite devido ao tamanho das fotos, o powerpoint tem mais de 25 Mb n consigo mandar... nem comprimido a quem posso entregar pessoalmente? obrigado e continuação de excelente trabalho tendo conta q tenho exame cirurgia 6a digam m por favor mais rapido possivel pq tenho d ir ao porto de manha e dps regresso a casa.obrigada

Eduarda disse...

Boa noite.

Relativamente às apresentações que têm um tamanho que não permite serem enviadas só vejo a hipotese de entregarem directamente numa pen. Eu e mais alguns colegas estaremos no sábado à tarde no icbas a tratar disto. Passem por lá ou entreguem a alguém que possa ir. Em todo o caso, enviem um mail com a frase para subirem ao palco.

As apresentações ficaram acordadas ser só fotos em formato de apresentação (ppt e gravar como apresentação).