10/08/2007

Comunicado - Semiologia Médica

Desde o início do corrente ano lectivo, o Regente da disciplina de Semiologia Médica e Cirúrgica, Prof. Dr. Nelson Rocha, advertiu os alunos para o facto de que a repetição das Provas Intercalares seria durante a Época de Exames de Julho, ao contrário do que vinha sucedendo em anos anteriores nos quais a repetição destas provas se efectuou em Setembro.

Após a análise da Ficha da Disciplina no Sigarra, concluiu-se também que a Prova Final para o aluno obter aprovação a Semiologia Médica e Cirúrgica consiste na Discussão da História Clínica (vulgo “oral”) funcionando as Provas Intercalares como provas eliminatórias, logo, durante a Época de Recurso de Setembro haveria apenas lugar à repetição desta Discussão e nunca à das Provas Intercalares.

No entender da Oãssimoka, a realização de provas eliminatórias desta importância e especificidade não se adequava à Época de Exames de Julho, antecipando-se desde logo um Calendário de Exames Normais e de Recurso sobrecarregado. Assim, os representantes da disciplina, Bruno Brochado e Lia Beleza, nas várias reuniões com o Prof. Dr. Nelson Rocha ao longo do ano, algumas unicamente sobre esta matéria, apontaram a nossa preocupação com esta data e consequentes condicionantes para os alunos na realização das Provas Intercalares e a nossa intenção de que tais provas se realizassem na Época de Recurso de Setembro incluídas na Prova Final.

Com o intuito de não prejudicar o início do ano lectivo 2007/2008, à semelhança do que sucedeu no início do nosso ano, e atendendo à realização de duas chamadas na 1ª Prova de Semiologia Geral + Semiologia Respiratória, à redução do cut-off em 3 Provas Intercalares e à taxa final de aprovação nas Provas Intercalares, o Regente e a restante equipa docente decidiram manter a sua decisão inicial:

1. A repetição das Provas Intercalares realizou-se no passado dia 20 de Julho de 2007.

2. A Prova Final de Recurso manter-se-á constituída pela Discussão da História Clínica, pelo que durante as Épocas de Recurso de Setembro, de Trabalhador-Estudante, Dirigente Associativo ou outras Épocas Especiais, realizar-se-á apenas esta prova.

Reconhecendo assim a dificuldade, mesmo depois da análise de vários meios legais junto do Conselho Pedagógico do ICBAS, da Comissão Pedagógica do Departamento de Ensino Pré-Graduado do HGSA e da AEICBAS, em alterar esta decisão da Regência, a Oãssimoka decidiu publicar este comunicado de forma a evitar confusão e mal-entendidos entre os alunos, aguardando que a preparação da Época de Recurso de Setembro e o início do ano lectivo 2007/2008 decorra de forma organizada e promotora de sucesso.

8 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente para nós, "a realização de duas chamadas na 1ª Prova de Semiologia Geral + Semiologia Respiratória, a redução do cut-off em 3 Provas Intercalares e a taxa final de aprovação nas Provas Intercalares" são motivos mais que suficientes para não haver lugar a mais condescendência por parte do prof Nelson... Ele até foi porreiro conosco durante o ano.
Já agora, alguém sabe quando são afixadas as notas finais de Semiologia? Ou quando saem na ficha de aluno? Só em Setembro, depois dos recursos das orais?
Obrigado. Abraços e boas férias

Anónimo disse...

Alguem me sabe dizer o que vai acontecer com Microbiologia Geral no nosso plano de estudos? Segundo Bolonha saiu,mas nos que ja a fizemos ou ainda a temos por fazer,como fica? Obrigado e boas ferias.

Anónimo disse...

O assunto não é semiologia,mas s alguém m puder informar agradeço.sou aluno do 5º ano e tenho farmacologia em atraso.soube da existencia deste blog quando tentei saber a forma cm monografias e temas estavam disponiveis.entretanto,ñ consegui aceder aos trabalhos d 1º semestre..será só a minha inaptidão para estes bichinhos computadores ou ñao é mesmo posivel aceder?obrigada a quem possa/saiba responder,e boas férias*

Anónimo disse...

Também nao percebi nada dessa história de Bolonha... Afinal nós somos afectados ou não? Quem fez o ciclo básico em 2006/2007 e acabar o clínico em 2009/2010 sai com Mestrado Integrado?

Inês Ferreira disse...

Farmacologia

Na altura em q os trabalhos do 1º semestre foram colocados online ainda não tínhamos a Box, pelo que foram colocados numa "estrutura" cuja validade entretanto expirou. Porém, tenho comigo a selecção de trabalhos do 1º semestre deste ano lectivo e se precisares coloco-os na Box.

Quanto a Bolonha a melhor forma de esclarecer todas as nossas dúvidas passa por participar nas Reuniões Gerais de Alunos que se foram/vão realizando no ICBAS.
Actualmente existem informações disponíveis no Sigarra. Os elementos da AEICBAS (nomeadamente do G3A) serão neste momento quem poderá melhor esclarecer as nossas dúvidas.

Anónimo disse...

É que na página do ICBAS as informações sobre Bolonha também não estão muito explícitas

Inês Ferreira disse...

Algumas das perguntas e respostas mais frequentes sobre Bolonha encontram-se em http://www.fap.pt/?Pagb=bolonha/FAQ&ch_site=fap.

A ANEM (link na lista deste blog) também pode ser útil na procura de esclarecimentos.

Anónimo disse...

Olá! Espero que essas férias estejam a ser boas.
Tenho uma questão... uma vez que o ano lectivo está a começar e como as inscrições agora são feitas pela net, gostava de saber se é possível a gente se inscrever sem ter a nota de Semiologia na ficha do aluno. Se calhar o computador assume que não temos a cadeira feita e obriga-nos a inscrever novamente a Semiologia...